opt_adriana.jpg

Adriana Bastos

Carvalho

Adriana Carvalho é médica e professora associada da UFRJ. Estuda diferenciação cardíaca de células-tronco pluripotentes e genômica de doenças cardiovasculares hereditárias, investigando a patogenicidade de variantes e mecanismos genéticos de penetrância incompleta.

Coordenadora

Universidade Federal do Rio de Janeiro

opt_renata.png

Renata Miranda Parca

Renata Parca é servidora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária desde 2005 atuando como Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária nas áreas de nanotecnologia, transplante de órgãos e tecidos, reprodução humana assistida e células-tronco.

Representante
da 
ANVISA

opt_regina.png

Regina Coeli dos Santos Goldenberg

Regina Goldenberg participa ativamente de atividades na área de educação, sendo professora avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES- INEP) do Ministério da Educação.

Coordenadora Adjunta

Universidade Federal do Rio de Janeiro

geisa.jpg

Geisa Maria Grijó Farani

Sem descrição

Representante

da ANVISA

opt_sang.png

Sang Won Han

Sang Won Han foi co-fundador e diretor do Centro Interdisciplinar de Terapia Gênica da UNIFESP e suas principais linhas de pesquisa em terapias gênicas relacionam-se ao tratamento de câncer e de doenças isquêmicas e genéticas, além de vacina de DNA.   

Representante dos Especialistas | Universidade Federal de São Paulo

opt_joao.png

João Batista Silva Junior

João Batista Silva Junior é mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília - UnB e doutorando em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Brasília - UnB. É o Gerente de Sangue, Tecidos, Células e Órgãos -GSTCO da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Gerente da GSTCO

ANVISA

COMITÊ GESTOR
opt_izabella.jpg

Izabella Pereira da Silva Bezerra

Izabella Pereira é bolsista do Programa Nota 10 da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, atuando na modelagem de cardiomiopatias através da utilização de células-tronco de pluripotência induzida humanas.

Universidade Federal do Rio de Janeiro

opt_raiana.jpg

Raiana Andrade Quintanilha Barbosa

Raiana Andrade trabalha na relação entre diabetes tipo 2 e expressão gênica de microRNAs no coração através da utilização de modelos in vivo e in vitro, como cardiomiócitos derivados células-tronco pluripotentes humanas.

Universidade Federal do Rio de Janeiro

opt_tais.jpg

Tais Hanae Kasai

Brunswick

Tais Brunswick desenvolve linhas de pesquisa em medicina regenerativa utilizando células-tronco fetais, adultas e de plutipotência induzida e in vivo, além de estudos de modelagem de canalopatias utilizando iPSC

Universidade Federal do Rio de Janeiro

EQUIPE DE DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS
opt_afranio.jpg

Afrânio Lineu Kritski

Afrânio Kritski é médico e atua em linhas de pesquisas da área básica e translacional, com foco em tuberculose, HIV, doenças infecciosas emergentes e co-morbidades associadas.

Universidade Federal do Rio de Janeiro

opt_carlos.png

Carlos F. Martins

Menck

Carlos Menck possui título de livre-docência pela Universidade de São Paulo, é membro da Academia Brasileira de Ciências, membro da Ordem do Mérito Científico Nacional e da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS).

Universidade de São Paulo

opt_hilda.png

Hilda Petrs Silva

Hilda Petrs dedica-se a projetos de pesquisa relacionados a doenças degenerativas, em especial ao glaucoma, com uso de vetores de rAAV e tecnologia para melhoramento da transdução viral. 

Universidade Federal do Rio de Janeiro

opt_lucia.png

Lucia Mariano

da Rocha Silla

Lucia Silla é chefe do Centro de Processamento Celular Avancado do HCPA, atuando como investigadora principal de ensaios clínicos multicêntricos internacionais e de ensaios clinicos. É também membro titular da Câmara Técnica para Terapias Avançadas da ANVISA.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

opt_milena.png

Milena Botelho Pereira

Soares

Milena Soares  é sócia-fundadora e foi presidente da Associação Brasileira de Terapia Celular e Gênica ABTCEL-GENe atua principalmente nos seguintes temas: imunopatologia e imunomodulação, terapia com células-tronco e farmacologia de produtos naturais e sintéticos.

Fundação Oswaldo Cruz

opt_octavio.png

Octávio Marques Pontes

Neto

Octávio Pontes Neto tem se dedicado à pesquisa clínica abordando principalmente AVC, terapia de reperfusão para AVC, apnéia obstrutiva do sono, hemorragia cerebral, doppler transcraniano e vasorreatividade cerebral.

Universidade de São Paulo

opt_rafael-linden.jpg

Rafael Linden

Rafael Linden recebeu o Prêmio Cesar Timo-Iaria da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) e foi condecorado pela Presidência da República com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico.

Universidade Federal do Rio de Janeiro

opt_rodrigo.jpg

Rodrigo T. Calado

de Saloma Rodrigues

Rodrigo Calado é membro da Task Force on Immunotherapies da American Society of Hematology, membro do conselho deliberativo da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular, membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências.

Universidade de São Paulo

opt_alfredo.png

Alfredo Miranda Goes

Alfredo Goes é chefe do Laboratório de Imunologia Celular e Molecular. Sua larga experiência na área é retratada pelos mais de 250 artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais.

Universidade Federal de Minas Gerais

opt_chong.jpg

Chong Ae Kim

Chong Ae Kim é especialista em Genética Clínica, suas principais linhas de pesquisa investigam as síndromes de Williams-Beuren, Noonan e Noonan-like (Rasopatia), Cornelia de Lange, a epidermólise bolhosa, as mucopolissacaridoses e displasias esqueléticas. 

Universidade de São Paulo

opt_guilherme.png

Guilherme Baldo

Guilherme Baldo tem ampla experiência na área de Genética, Fisiologia e Bioquímica, com ênfase em terapia celular, edição gênica e terapia gênica aplicadas principalmente a mucopolissacaridoses e doenças lisossômicas de depósito. 

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

opt_lygia.jpg

Lygia da Veiga

Pereira

Lygia da Veiga Pereira tem ampla experiência na área de Genética Humana e Médica, atua em projetos de pesquisa que investigam principalmente a síndrome de Marfan, terapias com células-tronco, heranças epigenéticas e inativação do cromossomo X.

Universidade de São Paulo

opt_miriam.png

Miriam Galvonas

Jasiulionis

Miriam Jasiulionis tem experiência na área de Biologia Celular e Molecular do câncer, com ênfase na relação entre estresse oxidativo, alterações epigenéticas, genômica funcional e transformação maligna na progressão do melanoma.

Universidade Federal de São Paulo

opt_patricia.png

Patricia Rieken Macedo

Rocco

Patricia Rocco é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Fisiologia, vice-presidente da International Society of Cell and Gene Therapy (ISCT, América Central e América do Sul), e chefe do Laboratório de Investigação Pulmonar do IBCCF-UFRJ.

Universidade Federal do Rio de Janeiro

opt_rafael-soares.png

Rafael Soares

Lindoso

Rafael Lindoso realizou seu pós-doutorado no Centro de Biotecnologia Molecular da Univesità di Torino (Itália), onde foi professor visitante e atualmente é professor adjunto da UFRJ .

Universidade Federal do Rio de Janeiro

opt_sergio.png

Sergio Paulo

Bydlowski

Sérgio P. Bydlowski é médico, professor associado de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular da Faculdade de Medicina da USP, membro-titular da Academia Nacional de Medicina, ex-presidente da Associação Brasileira de Terapia Celular e Gênica, e membro da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).

Universidade de São Paulo

opt_antonio.png

Antonio Carlos Campos

de Carvalho

Antonio Carvalho é membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS) e ex-diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.

Universidade Federal do Rio de Janeiro

opt_eugenia.png

Eugenia Costanzi-Strauss

Eugenia Costanzi-Strauss realizou pós-doutorado no Cancer Center, University of California, San Diego, trabalhando com a construção, produção, caracterização e validação de novos sistemas de vetores virais candidatos a ensaios de terapia gênica do câncer.

Universidade de São Paulo

opt_jose-mauro.png

José Mauro Kutner

Hospital Israelita Albert Einstein

meugenia.png

Maria Eugênia Leite

Duarte

Maria Eugênia Duarte possui grande experiência em pesquisas clínicas e pré-clínicas e atua em linhas de pesquisa que englobam terapias celulares em ortopedia, marcadores genéticos de doenças do sistema musculoesquelético e bioengenharia de osso e cartilagem.

Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia

opt_nelson-hamer.jpg

Nelson Hamerschlak

Nelson Hamerschlak é presidente da Sociedade Brasileira de Transplantes de Medula óssea e membro do Conselho Científico da Associação Brasileira de Leucemias e Linfomas (ABRALE).

Hospital Israelita Albert Einstein

opt_paulo.png

Paulo Roberto Slud

Brofman

Paulo Brofman, recebeu o Prêmio Luis Federico Leloir do Ministério de Ciencia, Tecnologia e Innovación Productiva de Argentina e foi condecorado com a medalha da Ordem do Pinheiro na Classe Grã Cruz pelo Estado do Paraná.

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

opt_renato-cunha.png

Renato Luiz Guerino

Cunha

Renato Cunha é membro associado da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea e da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, e membro do American College Physician e da Sociedade Americana de Hematologia.

Universidade de São Paulo

opt_ursula.jpg

Ursula da Silveira

Matte

Úrsula Matte atua nas áreas de terapia celular para doenças hepáticas, terapia gênica para mucopolissacaridoses e diagnóstico molecular de erros inatos do metabolismo por sequenciamento de nova geração.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

opt_bryan.jpg

Bryan Eric Strauss

Bryan Strauss atua como presidente da Comissão Interna de Biossegurança, Departamento de Radiologia e Oncologia, FMUSP.  Serve no Global Outreach Committee (2020-2022) e o International Committee (2015-2017) do American Society of Gene and Cell Therapy.

Universidade de São Paulo

opt_fernanda.png

Fernanda Ferreira Cruz

Fernanda Cruz é médica e está vinculada a projetos de pesquisa relacionados à fisiologia e fisiopatologia pulmonar, imunologia, medicina regenerativa, bioengenharia e medicina intensiva.

Universidade Federal do Rio de Janeiro

opt_juan.png

Juan Clinton Llerena

Junior

Juan Llerena Jr coordena o Centro de Tratamento para a Osteogenesis Imperfecta, Centro de Referência para Doenças Raras e o Departamento de Genética Médica do Instituto Fernandes Figueira (FIOCRUZ).

Instituto Fernandes Figueira

opt_martin.jpg

Martín Hernán

Bonamino

Martín Bonamino é biomédico e suas linhas de pesquisa incluem manipulação e desenvolvimento de vetores lentivirais para terapias gênicas e modificação de linfócitos com receptores quiméricos de antígenos (CAR T) para tratamento de tumores.

Instituto Nacional do Câncer

opt_nelson-spector.jpg

Nelson Spector

Nelson Spector é professor emérito da UFRJ, coordenador do Registro Brasileiro de Linfoma de Hodgkin e editor associado da Hematology, Transfusion and Cell Therapy. Atua na área de doenças linfoproliferativas.

Universidade Federal do Rio de Janeiro

pedro.jpg

Pedro Moreno Pimentel Coelho

Sem descrição

Universidade Federal do Rio de Janeiro

renato-kalil.png

Renato Abdala

Karam Kalil

Renato Kalil foi diretor científico da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e diretor de Pesquisa e Comunicação da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul

ESPECIALISTAS

NOSSA EQUIPE

A RENETA tem um comitê gestor que delibera sobre questões relacionadas à Rede e uma equipe de desenvolvimento de processos. Além disso, contamos com 30 especialistas que atuam como pareceristas ad hoc para a ANVISA, realizando análises de dossiês de ensaios clínicos ou de registro de produtos.